NO SEGMENTO DE HOJE VAMOS FALAR PORQUE É MUITO MELHOR COMPRAR UM NEGÓCIO JÁ EXISTENTE DO QUE ABRIR UM NOVO.
OS MOTIVOS QUE EU VOU EXPOR TÊM MAIOR PESO AINDA se o comprador for: estrangeiro, não tiver experiência no mercado americano, não se comunicar fluentemente em inglês (muito importante), nunca ter tido trabalhado na indústria do negócio em que está interessado ou vai aplicar para algum visto através da aquisição do negócio.
- Estatisticamente nos EUA, 9 entre 10 negócios novos fecham no primeiro ano.
- Em se tratando de Franquias, a máxima cautela é necessária para não se perder dinheiro, tempo e o visto de investidor.
Veja algumas considerações a serem feitas:
a) Embora as franquias ofereçam suporte constante e expertise na implementação, não garantem sucesso e nem ganhos. A maioria se baseia em números inflados e que somente são alcançados depois de anos em que o negócio é estabelecido e com sucesso. Ou seja, na maioria dos casos, os números apresentados são irrealistas a curto prazo (2-3 anos), ou então difíceis de serem alcançados. A menos que o que se esteja vendendo seja uma unidade da franquia já estabelecida há pelo menos 2-3 anos e com financeiros comprováveis, o risco é muito grande.
b) Uma possível exceção é se a franquia for de renome, largamente conhecida e com forte histórico de sucesso. Mas nesse caso, o investimento é normalmente bastante alto, coisa que a maioria dos estrangeiros que vêm para os EUA em busca de negócio não dispõem do capital necessário.
As franquias acabam sendo um “sócio-passivo” para o franqueado e somente têm a ganhar e pouco a perder. O franqueado é sempre 100% responsável pelos custos e resultados e acaba tendo que compartilhar seu lucro com o franqueador (royalties, custos com marketing, tecnologia, entre outros). Além disso, o franqueado tem pouco poder de fazer alterações no negócio que possam lhe ser convenientes.
Como qualquer um pode abrir uma franquia aqui, todo cuidado é pouco com as franquias sem nome reconhecido e sem histórico de longo sucesso. Muitos donos de negócios decidem franquear sua marca/negócio baseado em um histórico de sucesso relativo e limitado. O recomendado é que a franquia/marca esteja no mercado há pelo menos 5 anos, com pelo menos 3-5 unidades e que os financeiros de todas as unidades tenham sido positivias e dentro do “projetado” na apresentação deles, ha pelo menos 2 anos seguidos. Extremo cuidado na análise desses financeiros é necessário e deverá ser acompanhada por profissionais da área, pois financeiros podem ser facilmente manipulados.
O franqueado tem que ter pelo menos 1 ano de reservas para sobreviver e não depender do negócio para seu sustento, pois podem levar 2 ou mais anos até que o negócio comece a fazer dinheiro. Principalmente no ramo alimentício e setores mais fiscalizados, onde as licenças podem demorar mais de um ano para saírem. Nesse período, o dono do negócio está pagando, além de suas despesas pessoais, o aluguel do estabelecimento e outras despesas fixas sem ter nenhuma renda do negócio.
Para quem está aplicando para os vistos de investidor através da aquisição de um negócio, a petição poderá ser negada se o oficial do Serviço de Imigração dos EUA determinar que o aplicante não terá controle total da operação, como é o caso da maioria das franquias. Também é possível que a petição seja negada ou dado um período mais curto de validade caso o oficial veja o negócio como muito arriscado.
E gente, a desculpa de que o franqueador ofecere treinamento e acompanhamento, não é exclusivo das franquias. O dono de qualquer negócio já existente contratualmente tem que dar um treinamento para o novo dono e acordos de continuidade do suporte podem ser negociados também.
3. O terceiro motivo, ou vantagem, de você adquirir um negocio já existente é que quando se adquire um negócio já estabelecido, você já sai ganhando em algumas frentes. Por exemplo:
O dono atual deverá fornecer todo o treinamento e suporte ao novo dono, e que fará parte da negociação/oferta, garantindo assim a total assistência necessária para o novo dono dar seguimento ao negócio tal como está operando atualmente.
O tempo de recuperação do dinheiro investido é mais rápido, porque o novo dono já começa a ganhar no dia em que compra o negócio, pois o mesmo já está em funcionamento.
Se o negócio já funciona há pelo menos 2 anos, e com um benefício líquido comprovável, o risco para o novo dono é minimizado, dependendo somente dele dar continuadidade à operação.
Vários advogados de imigração concordam que a aprovação do visto para um negócio ja existente e em funcionamento é bem maior do que para start-ups (empresas e franquias que estejam começando do zero).
EU SOU A VALQUIRIA PIDGEON, CONSULTORA DE NEGOCIOS DA FLORIDA 360 REALTY, HA MAIS DE 10 ANOS AJUDANDO EMPREENDEDORES ESTRANGEIROS A SE ESTABELECEREM NA FLÓRIDA.
FLORIDA 360 INVESTMENTS & REALTY, LLC
Miami – Fort Lauderdale – Palm Beach – Orlando
Tel: +1 (954) 449-2529
Tel: +1 (954) 325-2625+1 (atención en Español, Português y WhatsApp)
E-mail: [email protected]