PASSO-A-PASSO DO VISTO DE ESTUDANTE (F-1)

Passo 1: Escolha da Instituição

Passo 2: Inscrever-se no curso/instituição.

Passo 3: Aguardar o recebimento do formulário I-20

Assim que receber a confirmação da escola escolhida de que você foi aceita para estudar nos Estados Unidos, a escola vai enviar um formulário, denominado I-20 (Certidão de Elegibilidade).

Antes de assinar leia com atenção o formulário e verifique se o seu nome está escrito exatamente como aparece no passaporte.

Além disto, a escola escolhida deve fazer o registro do aluno no SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System), um sistema online do Governo Americano que coleta e administra dados e informações sobre os estudantes e visitantes de intercâmbio estrangeiros com visto F-1 e J-1 durante o tempo em que permanecem no país.

Passo 4: Pagar a taxa do SEVIS

Além da taxa de solicitação de visto, a ser paga durante o passo 5, o solicitante do visto para estudar nos Estados Unidos paga uma taxa adicional: a taxa SEVIS.
Para pagá-la, tenha o formulário I-20 em mãos (você vai precisar das informações) e acesse o site do SEVIS. https://www.fmjfee.com/i901fee/index.html#    SEGUEM ABAIXO ALGUMAS INFORMAÇÕES DE COMO PAGAR A GUIA, MAS,A ESCOLA PODE SE ENCARREGAR DISSO PARA VOCÊ TAMBÉM. Não se esqueça de imprimir e guardar uma cópia do recibo do pagamento da taxa SEVIS. Você vai precisar dela na hora da entrevista no consulado.

O que é SEVIS?

SEVIS é a abreviatura de Student and Exchange Visitor Information System, que significa Sistema de Informações de Visitantes e Estudantes de Intercâmbio. O SEVIS é um sistema online do Governo dos Estados Unidos que coleta e administra dados e informações sobre os estudantes e visitantes de intercâmbio estrangeiros com visto J1 e F1 durante a permanência destes nos Estados Unidos.

SEVIS é mantido pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement Bureau (ICE antigamente INS) e foi projetado para que os visitantes estrangeiros sigam e cumpram as condições dos vistos americanos evitando assim qualquer tentativa de permanência ilegal no país. Através deste sistema, as autoridades de imigrações norte-americanas terão controle sobre as suas datas de entrada e saída dos EUA e dos seus movimentos durante sua permanência no país.

SEVIS informa ao governo norte-americano onde o estudante internacional vive, onde estuda e o estado legal nos EUA. Todos os participantes de programas de intercâmbio têm que se registrar no banco de dados do SEVIS e devem pagar a taxa correspondente ao tipo de programa que irão participar, antes ( até 3 dias úteis) de se apresentarem para a entrevista do visto.

O que você precisa para pagar a taxa de SEVIS?

Os participantes dos programas de cursos de inglês, recebem um formulário DS-2019 ou I-20, emitido pelo Departamento de Estado dos EUA que deverá ser levado ao Consulado Americano na data da entrevista para o visto. Logo após receber o formulário DS-2019 ou I-20, você deverá acessar o site do SEVIS para fazer o pagamento baseado na informação contida no DS-2019. ou I-20 que você recebeu. Você precisará de um cartão de crédito para pagar a taxa on-line. Você pode usar os cartões:

  • Visa
    • Mastercard
    • American Express
    • Também poderá usar um “cartão de débito ” com a bandeira Visa ou MasterCard.

Passo a Passo para o pagamento da taxa SEVIS:

Acesse o site do SEVIS:  https://www.fmjfee.com/index.jhtml – (em inglês apenas)

1- Escolha a opção Proceed to I-901 Form and Payment. Leia tudo e logo em seguida marque I-20ou  DS-2019. Isto o levará à página de informação principal: Applicant Validation

2- Siga as instruções e preencha os campos NAME, LAST NAME e MIDDLE NAME exatamente como aparecem no seu passaporte!

3- Preencha também a sua data de nascimento (mês/dia/ano).

4- Em seguida coloque o número ( Student Code) do seu formulário DS-2019 ou  I-20 ( localizado no canto direito superior do formulário, acima do código de barras).Digite apenas os números seguidos de N.

5- Clique OK.

6- Complete as informações solicitadas. Coloque o endereço do seu domicilio.

7- Ao final você deverá escolher a opção correspondente ao programa em que está inscrito. Se você está tirando o visto de estudante precisará informar o número do seu I-20 ou DS-2019 e o código da Escola (School Sevis Code) . Suas opções são:

  • Trainee
    • Student (MARCAR ESTA OPÇÃO)
    • Summer work/travel (se você estiver no Work Program EUA)
    • Au pair

8- Ao final da página você lerá: “I have read the instructions on this form. I understand that I will be sent a receipt for this NON-REFUNDABLE fee. I further understand that this receipt is an important document. It may be needed when applying for a non-immigrant visa, admission at any United States port of entry, change of status, or other United States immigration benefits” . Aqui você terá três opções a escolher: “I Accept”, “I Decline”, “Clear Form”.  Se você estiver seguro de que tudo está ok, clique em ” I Accept”

9- Depois de aceitar, aparecerá a verificação das informações enviadas. Se tudo estiver correto clique em CONTINUE.

10 – Faça o pagamento, digitando os dados de seu cartão de crédito e clique em ok . Aguarde alguns segundos para aparecer a tela de confirmação ( Não clique em nada até aparecer a tela).

11- Na tela de confirmação de pagamento você terá a opção de imprimir  seu recibo / comprovanteCaso você esqueça de imprimir o recibo, não terá como voltar atrás e deverá fazer um novo pagamento e perderá o valor da taxa já paga.

12- Guarde seu recibo/comprovante a anexe a documentação que deverá apresentar na entrevista para visto no Consulado Americano. Se você o esquecer terá problemas na entrevista

Com a taxa SEVIS paga, é hora de solicitar o seu visto!

Passo 5: Solicitar o visto, pagar as taxas e agendar a entrevista no consulado americano.

O processo de solicitação do visto para estudar nos Estados Unidos é extenso mas relativamente simples. 

Passo 6: Prepare-se para a entrevista no consulado

A principal orientação durante a entrevista é manter-se calmo e responder a todas as questões de forma coerente e de acordo com os dados informados no formulário DS-160.

6.1. Documentação

Prepare toda a documentação necessária para a entrevista no consulado com alguns dias de antecedência. Isto evitará surpresas de última hora. No dia da entrevista você deve ter em mãos a seguinte documentação:

Documentos GERAIS

(exigidos para solicitantes de todos os tipos de visto)

  • Passaporte brasileiro atual válido para viajar para os Estados Unidos. O passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos (a menos que esteja isento por acordos específicos entre países).;
  • Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se aplicável) ou outras viagens internacionais.
  • Página de confirmação do formulário DS-160.
  • Página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa;
  • Membros acompanhantes da família, a menos que entrando nos Estados Unidos para outro propósito, devem apresentar uma certidão de casamento original (cônjuge) e/ou certidão de nascimento (pessoas abaixo de 21 anos não casadas), conforme aplicável;
  • Documentos que comprovem que você tem condições financeiras de bancar sua viagem e fortes vínculos como Brasil:

§  Carteira de Trabalho;

§  Declaração de Imposto de Renda;

§  Contra-cheques;

§  Certidão de Nascimento ou Casamento;

§  Comprovantes de bens como casa e/ou carro;

§  Outros bens e rendas.

Documentos ESPECÍFICOS  –  VISTO F-1
(exigidos somente de quem solicita visto para estudar nos Estados Unidos
  • Formulário I-20, Comprovante de elegibilidade para o status de Estudante Não Imigrante (F-1 ou M-1) para Estudos não Acadêmicos, Estudantes de Línguas e Estudos Vocacionais. O solicitante precisará enviar um Formulário I-20 gerado pelo SEVIS, que foi fornecido ao solicitante por sua instituição de ensino. O solicitante e o diretor da instituição de ensino devem assinar o formulário I-20.
  • recibo da taxa I-901 do Sistema de Informações de Vistos de Estudante e Intercâmbio (SEVIS). Para mais informações sobre quem precisará pagar esta taxa, consulte o SEVIS (Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio) em http://www.fmjfee.com.

Além disto, os seguintes documentos podem ser úteis para ajudar com sua solicitação do visto F-1:

  • Intenção de sair dos Estados Unidos ao completar sua viagem.
  • Renda suficiente para cobrir todas as despesas enquanto estiver nos Estados Unidos.
  • Comprovante de que você tem laços significativos com o país ao qual você deseja retornar no fim de sua estadia nos Estados unidos (isto é geralmente estabelecido pela comprovação de laços familiares, profissionais, imóveis, emprego ou outros laços e compromissos com um país diferente dos Estados Unidos.)

 6.2. Apresentação Pessoal

 

A entrevista para obtenção do visto para estudar nos Estados Unidos deve ser vista como um evento formal, portanto, vista-se para este tipo de ocasião.

6.3. Comportamento

 

Você não terá muito tempo com o entrevistador, por este motivo você deve estar preparado para responder aos questionamentos de forma rápida e o mais completa possível. Se, por acaso, as perguntas forem feitas em inglês e você não conseguir respondê-las, você pode solicitar a intermediação de um intérprete.Mas, fique tranquilo, falar inglês não é uma exigência para se obter o visto para estudar nos Estados Unidos.

6.4. Projeto de Estudo

Esteja preparado para explicar o motivo pelo qual você deseja estudar nos Estados Unidos e porque isto é importante para você ou para sua carreira profissional. Seja bastante claro em suas explicações!

“Dê motivos válidos para explicar por que estudar nos Estados Unidos será melhor para você. Os agentes consulares querem respostas diretas e honestas para as perguntas que fazem. Eles geralmente não veem com bons olhos solicitantes que dão respostas vagas, memorizam respostas ou fazem comentários exagerados das maravilhas e belezas dos Estados Unidos. Você terá que explicar detalhadamente por que quer estudar em uma escola específica e dar informações sobre a escola e sobre o lugar onde vai morar (residência estudantil, casa de família ou apartamento).”

 6.5. Documentos que comprovem sua capacidade financeira para viver e estudar nos Estados Unidos

Estudar nos Estados Unidos não é barato e os agentes consulares sabem disto. Por isto, é interessante que você comprove que tem condições de bancar seus estudos por lá. A depender de quem vai pagar o custeio dos seus estudos, leve documentos que comprovem o fato.

Ex: Família – apresente documentos que comprovem a origem da renda da sua família (hollerith, documentos que comprovem onde trabalham, quanto ganham, declaração de conta bancária, saldo médio, etc)

 6.6. Demonstre que você tem intenção de retornar ao Brasil após terminar seus estudos

A ideia é que você está solicitando autorização para permanecer por algum tempo para estudar nos Estados Unidos e depois retornar ao Brasil. Por isto, o agente consular certamente fará várias questões para certificar-se disto. Tente demonstrar a ele que você realmente pretende voltar.

FLORIDA 360 INVESTMENTS & REALTY, LLC

Miami – Weston – Fort Lauderdale – Delray Beach – Orlando

Tel: +1 (954) 449-2529

Tel: +1 (954) 325-2625+1 (atención en Español, Português y whatsapp)

E-mail: [email protected]

Skype: florida360realty

 “The content herein is informational only and is subject to changes, variables & interpretation.  It is NOT intended to replace legal advice and should not be relied upon as such. Always consult with an immigration attorney before making any immigration decision.  Florida 360 partners with qualified and recognized immigration attorneys to assist our customers and to provide a “360o immigration solution” and will work with any attorney of our customers’ choice as well.

This communication is not intended to constitute any offer or solicitation to buy or sell securities. Offers of securities or investment advisory services may be made only pursuant to appropriate offering or other disclosure documents, and only after prospective investors have had the opportunity to discuss all matters concerning the prospective investment or engagement with their adviser or the issuers of the securities.  It should be noted that past performance is not indicative of future results.  This communication is confidential and intended only for the addressee.  If you are not the intended recipient, you may not copy, disclose, or distribute this message to anyone else; any such actions may be unlawful. If you have received this communication in error, please contact the sender of the message to inform him or her of the error. 

No part of this article  or its contents is intended to provide immigration, tax, financial or legal advice, and any statements referring to these areas are to be considered opinion only. All recipients are encouraged to take independent advice from duly regulated sources.  As a Transaction Broker, Florida 360 Realty, LLC and Florida 360 Investments & Realty, LLC and its agents provide a limited form of representation to a buyer, a seller, or both, that allows Florida 360  to facilitate a transaction but does not represent either in a fiduciary capacity or as a single agent. Any information concerning the sale of a business contained in this e-mail has been provided by either the Seller or Buyer to Florida 360 (“Broker”). Broker and its agents have not and do not verify the accuracy or completeness of this information, and the recipient of this information is advised to conduct its own independent due diligence investigation as to the accuracy of the information provided herein. The information contained in the e-mail message is intended only for the personal and confidential use of the recipient(s) named above.  If you are not the intended recipient, please contact the sender by reply e-mail, and destroy all copies of the original message.  Do not deliver, distribute or copy this message and/or any attachments and if you are not the intended recipient, do not disclose the contents or take any action in reliance upon the information contained in this communication or any attachments.